Para entender as propriedades técnicas dos forros minerais, é preciso dominar alguns conceitos de acústica. Presentes na maioria dos catálogos dos fabricantes, as expressões “isolamento acústico” e “absorção sonora” são parecidas, mas referem-se a características distintas. A primeira trata da capacidade do material de impedir a transmissão do som para os ambientes vizinhos. A segunda, da propriedade do material de refletir as ondas sonoras em um mesmo ambiente.
A especificação de forros minerais para escritórios, auditórios, salas de aula e áreas de circulação não deve se pautar apenas em critérios estéticos. O desempenho acústico do produto, seu papel no projeto luminotécnico e a resistência ao fogo e à umidade são importantes itens a serem considerados na hora de escolher o material mais adequado a cada tipo de ambiente.
ÍNDICES ACÚSTICOS
No Brasil, não existem normas técnicas específicas para os forros minerais nem exigências quanto ao desempenho acústico do produto nos mais variados ambientes. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sugere que sejam seguidas as recomendações ISO, e, se não houver, buscar orientação em recomendações estrangeiras. Para facilitar a especificação, os escritórios de arquitetura se baseiam em uma norma australiana.
Fonte: http://www.au.pini.com.br/
Foto: divulgação
Para mais informações acesse www.elegancyforros.com.br ou ligue (11) 2595-4700
Deixe suas dúvidas nos comentários: